Dicas para o sucesso na mudança de estilo de vida

Dicas para o sucesso na mudança de estilo de vida


Olá Pessoal!
Meu nome é Renata Bagarolli, sou nutricionista formada pela PUC-Campinas, tenho pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP/ Unicsul) e sou mestre e doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Há 8 anos ministro aulas em cursos de pós-graduação em Nutrição, além de palestras para profissionais da área da saúde. Atendo em consultório particular desde minha formação profissional e sou nutricionista da Fatima Trindade há 3 anos.
E hoje irei postar uma matéria para contar um pouco sobre a rotina nutricional dela e também para dar dicas para vocês sobre hábitos alimentares saudáveis! Espero que gostem e que fiquem antenados às novidades!
Falarei um pouco sobre a evolução da Fátima. Desde que começamos, há pouco mais de 3 anos, ela treinava regularmente (4xs/semana) e já tinha feito algumas mudanças em seu hábito alimentar, mas que resultaram em poucas mudanças em seu corpo... Naquele primeiro momento, trabalhei com a mudança da qualidade da alimentação dela, aumentando o aporte na dieta de fitoquímicos e antioxidantes, além de retirar alguns alimentos com alta atividade inflamatória e alergênica (no caso dela) e reduzir a carga glicêmica da dieta. Quarenta dias depois, seus resultados foram incríveis! Ela conseguiu perder 3,5kg e 4% de gordura corporal, com mudanças visíveis em seu corpo e sua qualidade de vida, reduzindo muitos sinais e sintomas que havia apresentado em sua primeira consulta. Nos cinco meses seguintes, observei que ela incorporou em sua rotina todas as primeiras regras estipuladas para seu tratamento e conseguiu manter os resultados conquistados! Depois, por 15 meses, por motivos profissionais e fratura na perna e no pé, a Fátima não conseguiu seguir seu acompanhamento nutricional e ficou alguns meses sem treinar, retornando em março de 2015 para retomar nosso trabalho. Nessa data, senti que ela estava muito determinada a mudar de forma definitiva sua rotina alimentar, além de ter intensificado sua rotina de treinos para 5xs/semana.
Aproveitei toda essa motivação e prescrevi um cardápio e suplementos focados principalmente na perda de gordura corporal. E, desde então, sua evolução tem sido somente positiva! A cada consulta, ela traz boas notícias em relação à sua composição corporal! Já perdeu 6kg e 8,5% de gordura corporal! Sua dedicação e resultados estão atiçando a curiosidade de muita gente. Por isso, vou passar algumas dicas para o sucesso de mudança de estilo de vida que a Fátima conseguiu colocar em prática e justificam seu sucesso!
  1. Proponha metas reais para mudança de rotina alimentar. Nos nossos encontros, eu e a Fátima conversamos bastante sobre suas preferências alimentares, sobre seus horários e rotina de trabalho para que eu elabore um cardápio saudável e bem realista, a fim de que ela possa seguir com prazer e conhecer gradativamente novos alimentos, novas preparações.
  2. Existem duas palavras de ordem quando queremos mudar nosso estilo de vida: DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO. Se você não planejar seu cardápio, sua rotina e não tiver disciplina para seguir suas novas escolhas alimentares, será difícil ter resultados positivos em sua qualidade de vida e composição corporal.
  3. Além de comer de forma correta, faça exercício regularmente! Treine no mínimo 3xs/semana e busque sua evolução de condicionamento a cada treino. Se puder ter um personal com você, melhor ainda!
  4. Tenha paciência... As mudanças em seu corpo são gradativas e não do dia para a noite! Pense quantos anos você levou para atingir sua composição corporal atual e não será em um mês que vai atingir o corpo ideal!
  5. Preste atenção na qualidade dos alimentos. Opte por alimentos naturais e livre-se dos alimentos industrializados! Tudo o que vem da natureza seu corpo reconhece como alimento; já o que vem processado e cheio de produtos químicos, não! Coma comida de verdade!
  6. Preste atenção no seu tamanho de porções das preparações e refeições! Pergunte-se sempre: estou comendo por fome ou por gula? Criar essa consciência alimentar faz muita diferença em sua composição corporal! E para criá-la, é preciso comer devagar e mastigar bem os alimentos!
  7. Estipule o número de refeições livres que você terá ao longo da semana. Isso vai te ajudar a encaixar seus eventos sociais dentro da sua reeducação alimentar. Mas lembre-se: as quantidades devem ser comedidas e você não pode extrapolar desde a entrada até a sobremesa! Escolha um momento da refeição para comer o que estiver fora de seu planejamento alimentar!
  8. Não se deixe influenciar por pensamentos que boicotam sua mudança de hábito alimentar, como: "trabalhei tanto, eu mereço comer..." ou “só hoje...”. O prazer momentâneo desse comportamento vai gerar um grande entrave em sua evolução e trazer frustrações. Seja firme e foque em seus objetivos!
  9. Faça todo esse processo com prazer, alegria e pensamento positivo! Não dá para comer arroz integral e ser triste! Ou ficar na contagem regressiva para retomar seus hábitos antigos e pouco saudáveis!
  10. Procure um nutricionista para te ajudar nesse processo! Acredite, isso faz toda a diferença!

 

Até a próxima!
 


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