Kefir

Kefir


Olá meus amores!!!

O assunto de hoje: Kefir. 
Uma bebida fermentada,  produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir" num substrato, como o leite, água açucarada, leite de coco, sucos e etc. Extremamente benéfico para a digestão e saúde do nosso intestino, é considerado uma versão mais poderosa do iogurte. E alguns de seus benefícios são;

Fonte de nutrientes: tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou de cabra, através da adição de “sementes” de kefir ao substrato escolhido. “Sementes” são culturas de leveduras e bactérias de ácido láctico. Durante um período de mais ou menos 24 horas, os micro-organismos nas sementes multiplicam-se e fermentam os açúcares no leite, transformando-o em kefir. Em seguida, as sementes são removidas do líquido podendo ser usadas novamente;


Um probióticos mais poderoso que o iogurte: alguns microrganismos podem ter efeitos benéficos para a saúde quando ingeridos. Conhecidos como probióticos, esses microrganismos podem influenciar a saúde de várias maneiras, incluindo a digestão, controle de peso e saúde mental;


Possui propriedades antibacterianas: alguns probióticos do kefir atuam contra infecções e isso inclui o probiótico Lactobacillus kefiri, que é exclusivo dele, e estudos mostram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias, incluindo Salmonella, Helicobacter Pylori, e E. coli. Kefiran, um tipo de carboidrato presente no kefir, também possui propriedades antibacterianas;


• Proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose: caracterizada pela deterioração do tecido ósseo, a osteoporose é especialmente comum entre as mulheres idosas, aumentando o risco de fraturas. Garantir uma ingestão adequada de cálcio é uma das maneiras mais eficazes para melhorar a saúde óssea e retardar a progressão da osteoporose e o kefir feito a partir de produtos lácteos integrais não é apenas uma grande fonte de cálcio, mas também de vitamina K2, a qual desempenha um papel central no metabolismo do cálcio; sua suplementação pode reduzir o risco de fraturas até 81%;

• Auxilia na prevenção de câncer: o câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Ele ocorre quando há um crescimento descontrolado de células anormais no corpo. Os probióticos em produtos lácteos fermentados são apontados como inibidores do crescimento tumoral, reduzindo a formação de compostos carcinogênicos, bem como estimulantes do sistema imunológico;


Melhora sintomas de alergia e asmareações alérgicas são causadas por uma reação inflamatória contra substâncias ambientais inofensivas e pessoas com um sistema imunológico mais sensível são mais propensas a alergias, o que pode causar doenças como a asma. Em estudos, o kefir foi mostrado para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma.

 

Como preparar:

Coloque 1 a 2 colheres (de sopa) de sementes de kefir em um pequeno frasco. Quanto mais usar, mais rápido o leite se transforma. Adicione cerca de 2 xícaras de leite, de preferência orgânico ou mesmo cru e deixe um centímetro de espaço no topo do frasco. Você pode adicionar um pouco de creme gordo se quiser que o kefir fique mais espesso. Tampe e deixe por 12 a 36 horas, à temperatura ambiente. Uma vez que começa a apresentar textura granulosa, está pronto. Então passe o líquido pela peneira, o que deixa para trás as sementes de kefir originais. Agora, coloque as sementes em um novo frasco com um pouco de leite, e o processo começa novamente.

Ótimo, não é mesmo? 

Então preparem seus Kefir e vamos cuidar ainda mais da nossa saúde!

Um beijo no coração!!!

 

 

 

fontes: 

https://essentialnutrition.com.br/conteudos/beneficios-kefir/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir

http://authoritynutrition.com/9-health-benefits-of-kefir/



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